quinta-feira, 23 de julho de 2009

DEUS PAI E CRIADOR

CENTRO ESPÍRITA MANOEL FELIPE SANTIAGO

DEPARTAMENTO DE EVANGELIZAÇÃO INFANTO-JUVENIL

MÚSICA


PRECE INICIAL

MOTIVAÇÃO:

Contar ou encenar a história “Da Existência de Deus”, do livro Idéias e Ilustrações por espíritos diversos e psicogafia de Francisco Xavier.

Convenientemente, substituir as estrelas por um vaso de flores, para que as ciranças possam assimilar a “existência de Deus” com mais facilidade.

DESENVOLVIMENTO:

Comentar: Podemos observar a existência de Deus através da perfeição da sua criação. Basta observar a beleza e perfeição de toda a natureza:

Comentar sobre o que segue mostrando figuras.

· As plantas

· As flores

· Os animais

· O sol

· A lua

· O mar

· A Terra

· O Universo

E principalmente:

· O Homem!

Comentar: Dizer que o Universo é uma obra do acaso, da coincidência, como insistem alguns, é a mesma coisa que olhar uma bela pintura e dizer que foram as tintas que se derramaram por acaso em cima dela e ela se formou da maneira como a observarmos.

Perguntar: E quais são as coisas criadas pelo homem?

Responder: O homem criou e construiu muitas coisas (novamente comentar sobre o que segue mostrando figuras): a cadeira, a mesa, o telefone, as casas, os carros, o avião, as roupas, o lápis, o papel e ... ufa! Um montão de coisas.

Perguntar: Agora, tem umas coisas que Deu criou que são muuuuuito especiais. Vou mostrar pra vocês (mostrar uma folha de papel em branco e dizer com convicção: Vocês estão vendo? Não é belo? Não é maravilhoso?).

Comentar: É uma brincadeira crianças. É que tem algumas coisas maravilhosas que Deus criou que nós não podemos desenhar. São:

· O amor

· A caridade

· O pensamento

· A felicidade

· A inteligência

· A fé

E principalmente:

· O Espírito. Que somos nós mesmos habitando estes corpos de carne.

Comentar: O homem também criou muitas coisas que não podemos desenhar, como por exemplo, a maldade, a raiva, enfim, nem vale a pena comentar.

Comentar: Mas se Ele criou e se é Dele que vieram todas as coisas, Ele é um criador e um Pai e Mãe também. E pai e mãe são aqueles que:

· Cuidam sempre de nós

· Nos dão muito amor

· Nos dão toda a atenção

· Nos protegme

· Nos fazem sempre o bem

Para que cresçamos. Não de tamanho, mas de espírito.

Agora, para sermos bons filhos, devemos seguir atenciosamente suas leis, que visam a nossa felicidade. É pra isso que estudamos tanto o evangelho.

ATIVIDADE:

Deixar livre para escolher:

1. Jogo da memória com as figuras utilizadas na explanação da aula. Se sobrar tempo, jogo da memória com as coisas criadas por Deus e pelo Homem que não podem ser desenhadas.

2. Uma das duas atividades de completar e colorir em anexo.

PRECE FINAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário