quarta-feira, 26 de agosto de 2009

FRATERNIDADE - SEI REPARTIR O QUE ME PERTENCE





Resultado de imagem para FRATERNIDADE

1-PLANO DE AULA (Ciclo- Maternal)

2- OBJETIVO: A criança deverá se sensibilizar para adotar atitudes
generosas, pois a fraternidade com lei universal, é virtude que devemos
cultivar.
3- AULA:
a) Incentivação Inicial: Apresentando a FIG1em forma de fantoche de
vareta, conversar com as crianças:
- Vocês sabem quem é esta menininha? É a Joaninha. Ela tem 4
anos. Hoje ela está triste, triste. Quem quer perguntar por que ela
está chorando? (Se nenhuma criança perguntar sozinha, pedir que
todos perguntem juntos: por que você esta chorando Joaninha?) O
evangelizador, colocando o fantoche à frente do rosto responde:
Porque a Maria Helena não gosta de mim.
Vamos ouvir a estória da Joaninha e da Maria Helena?
b) Desenvolvimento: Narração da seguinte estória:
Joaninha era uma menina que morava numa casinha lá no alto do morro, e
sua mamãe – D.Maria era lavadeira. Ela lavava roupas nas casas dos outros
para ganhar dinheiro e comprar comida.
Um dia D. Maria saiu para trabalhar e levou Joaninha (fig) Ela ia lavar roupa
na casa do Dr. Arnaldo, que morava numa casa muito bonita, lá no centro da
cidade.
Quando D.Maria chegou, Maria Helena – filha do Dr. Arnaldo estava
passeando com um carrinho de boneca no jardim (fig)
- que linda a sua bonequinha, posso pegar? Perguntou Joaninha.
- Ah, não! Está é a minha boneca nova, só eu posso brincar com ela.
- Vem cá Joaninha – falou D. Teresa, a mãe de Maria Helena. – eu tenho
umas balas muito gostosas que guardei para você. Sabia que eu gosto
muito de você.
(pequena pausa)
O dia passou. À tardinha D.Maria e Joaninha foram embora.
Na hora de sair, Joaninha deu adeus paraa Maria Helena, sorrindo.
Mas a menina que estava na janela com a mãe,virou o rosto e não respondeu.
Só D.Teresa, acenou com a mão, falando bem alto:
- Até amanhã, Joaninha! Até manha D.Maria:
- D.Teresa olhando triste para a filha, falou:
- Você foi indelicada com aquela menininha, Maria Helena. Ela é tão
boa! Ela gostou tanto da sua bonequinha e você não a deixou pegar
nem um pouquinho! Joaninha e filha do Papai do Céu igual a você. E
ela tem um coração muito grande que cabe todo mundo. E o seu, minha
filha é pequenino, pequenino...que não cabe nem uma amiguinha.
(pequena pausa)
Passou-se o tempo.
Maria Helena um dia ficou doente, muito fraquinha, sem conseguir andar. Não
podia sair de casa e tinha que ficar o dia inteirinho na cama (fig) ela estava
muito triste e queria tanto uma amiga para brincar. Então que
surpresa!...Paradinha na porta,com vergonha de entrar, Joaninha perguntou:
- Você quer que eu brinque com você Maria Helena? Deverá colar a (fig
de Joaninha naquela que tiver a minha acamada)
- Ah, que bom que você veio, Joaninha! Eu pedi a D.Maria para trazer
você. Vamos brincar de casinha aqui na cama? Você vai trazendo os
brinquedos para nós.
E as meninas brincaram o dia inteiro(fig)
Na hora de despedir, Maria Helena, bem pertinho de Joaninha, lhe falou:
- Você é a minha melhor amiguinha, por causa do seu coração tão bom!
Eu também quero ter um coração bonito assim como o seu! Agora feche
os olhos que eu tenho uma surpresa para você.
E assim dizendo, Maria Helena colocou nas mãos de Joaninha a boneca nova
(fig)
É para toda vida. Pode levar e amanhã bem cedinho volta pra gente brincar?
- Esta boneca é para mim? Está bem novinha muito obrigada, respondeu
Joaninha.
E as duas amigas se abraçaram, muitos alegres.
D.Teresa e D. Maria também estavam felizes, vendo como era tão amiguinhas
suas filhinhas queridas!
c) Fixação: - Distribuir para cada criança a (fig) de Joaninha e pedir que
eles pintem ou coloram e façam colagem em seu cabelinho.
Distribuir para cada criança a fig da boneca em cartolina, para colagem dos
braços de Joaninha.
O evangelizador poderá ainda preparar a boneca com corpo de bala para
repartir com as crianças, lembrando mais uma vez a atitude fraternal da
menina.

Apostila: (AME de Juiz de Fora)
-

Um comentário: