sábado, 22 de agosto de 2009

JESUS, IRMÃO E MESTRE


Resultado de imagem para AS TRÊS ESTRELINHAS - PELOS CAMINHOS DA EVANGELIZAÇÃO

Base doutrinária para o evangelizador: O evangelho Segundo o Espiritismo Cap.I, itens 3 a 9, cap. II, item 4, cap.24 ítens4 a 6, 9 a 12 e 19
Objetivos: levar as crianças a entender que:
Ø É no Evangelho que encontramos os recursos para nosso aprimoramento espiritual.
Ø Devemos sempre nos esforçarmos para assimilar e viver as lições que Cristo nos ensinou.
Ø Devemos sempre praticar o Evangelho, pois assim estaremos seguindo Jesus, que foi nosso Mestre, Irmão e Amigo.
Ø Devemos mostrar que seguimos os ensinamentos de Jesus, através de nossos exemplos, de nosso procedimento correto em casa, na rua, na escola, no trabalho e na sociedade, utilizando sempre a sua frase: “Amai-vos uns aos outros como eu os amei.”
Atividades iniciais:
1. Canto
2 . Prece inicial,
3 . Introdução ao tema: Começar, dialogando com as crianças sobre o que é ser: Irmão , amigo e mestre. Esclarecer que amizade e amor são os dois sentimentos mais puros que existem na Terra. Devemos ter o cuidado de cultivarmos sempre a amizade e a preocupação de tornarmos amigos daqueles a quem consideramos nosso inimigo, pois devemos observar que todos têm alguma coisa de bom, pois somos filhos do mesmo Pai e portanto, somos irmãos.
Pedir que as crianças falem:
• Das qualidades de seus amigos
• Qual é o maior amigo que todos nós possuímos em comum
• De seus professores
Depois de ouvi-las comentar que Jesus sempre demonstrou que nos ama e que é nosso melhor amigo, através da sua vivência da Lei do Amor. Comentar que Jesus além de ser nosso melhor amigo foi também nosso melhor professor. Ele era chamado de Mestre por todos, e podemos considerá-lo o Mestre dos Mestres
4. Desenvolvimento do tema : Narrar dois episódios da vida de Jesus, com auxílio de gravura,
(Essas duas histórias e suas respectivas gravuras foram retiradas da apostila da USEERJ)
1ª história: Um amigo de verdade
2ª história: Jesus, o Mestre
5 . Verificação de compreensão:
Após a 1ª história, pedir que relatem a parte que mais gostaram.
Indagar: por que Jesus é nosso melhor amigo?
Depois da 2ª história, dialogar com as crianças:
• Qual o primeiro momento da vida de Jesus em que ele demonstrou sua vocação de Mestre?
• Qual o recurso que Jesus mais usava para ensinas às pessoas?

6 . Atividade final : Distribuir atividade para serem desenvolvidas pelas crianças:


DESCONHEÇO A AUTORIA

Um comentário: