quarta-feira, 26 de agosto de 2009

LEI DO TRABALHO

TEMA: TRABALHO

Objetivos Específicos: Levar a criança a entender a importância do trabalho em nossas vidas.
Recursos Didáticos: Gravuras de pessoas trabalhando, instrumentos de trabalho
Introdução: Perguntar às crianças qual o trabalho que elas fazem?
Desenvolvimento: Conversação
Lembrar as crianças o trabalho que a Natureza realiza na renovação incessante. Falar do formigueiro, da colméia, da humildade do boi, do cavalo, dos cães treinados para dirigir cegos, os ninhos dos pássaros, o João de Barro .
Fixação: Fazer uma lista dos trabalhos que eles podem realizar.
Contar a história- O Sonho de Carolina( 4 a 6 anos).
Os três grãos de milho (7 a 10 anos).

TEMA: VALORIZAÇÃO DAS PROFISSÕES

Objetivo Específico: Levar a criança a entender que todas profissões são dignas e importantes.
Recurso Didático: colocar na lousa bonecos de papel, cada um simbolizando uma profissão, de maneira a retratar as suas interdependências.
Ex: o médico depende do lavrador, o lavrador do dentista, este do lixeiro e assim por diante.
Introdução: Perguntas:
Qual a profissão do seu pai?
O que você pretende ser?
Desenvolvimento: Conversação
Falar da desigualdade entre as profissões. Quem cria é o próprio homem, por causa do orgulho e do egoísmo.
Fixação: painel na lousa
Colocar mais um grupo de bonecos, mostrando aqueles que não querem trabalhar, eles próprios se marginalizando. O futuro depende de nós e do nosso próprio esforço em vencer as dificuldades,Deus ajuda a todos.
Lembrar aqueles que não podem trabalhar porque estão doentes. Levar as crianças a pensar como nós estaríamos se não trabalhássemos. Como nos sentiríamos se não pudéssemos trabalhar?

LEI DE TRABALHO

TEMA: TRABALHO MATERIAL E TRABALHO ESPIRITUAL

Objetivo Específico; Levar a criança a entender que precisamos dos dois tipos de trabalho para evoluir.

Recurso Didático: Os mesmos bonecos de papel da aula anterior, gravuras mostrando natureza, pessoas idosas, pais com filhos, animais.

Introdução: Conversação
Recordar a aula passada.

Desenvolvimento: Conversação
Só através do respeito, amor, caridade com todos é que conseguimos evoluir moralmente.Uns dependem dos outros para poderem progredir, tanto materialmente como moralmente.O quanto podemos praticar a caridade no nosso trabalho ou ainda, com o que aprendemos com a Doutrina Espírita, darmos exemplo de paciência, compreensão,amizade, fraternidade, com as pessoas com as quais convivemos.

Fixação: O próprio painel discutido pelas crianças.

LEI DE TRABALHO

TEMA: Trabalho Material e Trabalho Espiritual

Objetivo Específico: Levar as crianças aentenderem que viveremos bem, a medida que nos e esforçamos para praticar os dois tipos de trabalho.

Recursos Didáticos: Cartazes de pessoas trabalhando
No trabalho material
No trabalho Espiritual

Introdução: Desenvolver na lousa, uma lista do que seja trabalho material e outra do que seja trabalho espiritual(as crianças que vão citar quais são os trabalhos)

Desenvolvimento: Levar ao entendimento da criança que se o trabalho material nos traz dinheiro, o trabalho espiritual nos traz paz e melhoria espiritual. Citar os grandes vultos da humanidade que realizaram trabalhos de grande importância para o bem comum.
Citar ainda: Chico Xavier, Allan Kardec,Bezerra de Menezes e muitos outros que trabalham.
Subsídio- "L indos Casos de Chico Xavier"
'“Bezerra de Menezes, o médico dos pobres”.
"O Principiante Espírita".
Fixação: Fotos de Allan Kardec, Chico Xavier, Bezerra de Menezes
Livro das profissões
• Em roda de conversa perguntar aos alunos qual a profissão de seus pais. Escreva no quadro, com letra de imprensa maiúscula.
• Comentar com a turma sobre cada profissional: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho? Perguntar que outras profissões eles conhecem e explicar como cada uma delas contribui para a vida em sociedade. Trabalhar o sentido de utilidade das profissões e satisfação pessoal no trabalho, como valor.
• Elaborar com os alunos o Livro das Profissões para que possam registrar por meio de desenhos ou palavras, as profissões de seus pais, aquelas de que mais gostam e as demais, com seus objetos e ferramentas principais.
Livro das profissões
•Sentados em roda, motivar os alunos para a brincadeira. A professora diz: "Estou pensando em alguém que faz pão". Os alunos tentam adivinhar e dizer o nome da Livro das profissões
• Em roda de conversa perguntar aos alunos qual a profissão de seus pais. Escreva no quadro, com letra de imprensa maiúscula.
• Comentar com a turma sobre cada profissional: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho? Perguntar que outras profissões eles conhecem e explicar como cada uma delas contribui para a vida em sociedade. Trabalhar o sentido de utilidade das profissões e satisfação pessoal no trabalho, como valor.
• Elaborar com os alunos o Livro das Profissões para que possam registrar por meio de desenhos ou palavras, as profissões de seus pais, aquelas de que mais gostam e as demais, com seus objetos e ferramentas principais.
Livro das profissões
•Sentados em roda, motivar os alunos para a brincadeira. A professora diz: "Estou pensando em alguém que faz pão". Os alunos tentam adivinhar e dizer o nome da profissão. Quando alguém acertar, a professora deve escrever na lousa/quadro o nome da profissão, em letra de imprensa maiúscula.
O jogo continua, com o aluno seguinte, na roda.
Sugestões:
Apaga o fogo; vende jornal; trabalha na feira; pinta casas; conserta sapatos; cuida dos doentes;
Faz comida; ensina crianças etc.

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