quinta-feira, 19 de novembro de 2009

BRINCADEIRAS

Qual a opinião de vocês sobre brincadeiras?


Não é necessário que haja um espaço separado para que as brincadeiras aconteçam, podemos nos utilizar da própria sala.
Mas creio que não só como fixação de um tema podemos utilizar o lúdico(nele englobando o jogo e a brincadeira, lembrando que apesar dos muitos pontos em comum, são formas diferenciadas) na orientação que estaremos levando às nossas crianças , adolescentes e jovens.
Pois na brincadeira a criança se encontra com o mundo de corpo e alma, percebendo-o como ele é e ainda ajudando a criança a desenvolver o conhecimento de si mesma e do outro.
Assim, poderemos nos utilizar do jogo ou da brincadeira para através deles desenvolver o tema programado e levá-los à desenvolver o conhecimento, a refletir , a buscar o pensar , a desenvolver a criatividade, a criar, a vivenciar situações e aprender a lidar com elas de uma forma suave.
Podemos, então, alternar e variar as formas: uma hora pode-se usar a brincadeira e o jogo para fixar um tema; outra pode-se utilizá-los como desenvolvimento do próprio tema a ser proposto.

Tema: Importância do Corpo

faixa etária : 03/04 anos e 05/06 anos
brincadeira 01 : mexe -mexe
bricandeira 02: a importância da visão, do olfato, da audição, do paladar, do tato.

Na brincadeira 01,

utiliza-se uma música infantil alegre, um boneco de fantoche, fez-se uma roda e o evangelizador no meio da brincadeira vai orientando : parar, rodar, llevantar o braço, levantar a perna, mexer o pescoço, etc.. o boneco nada fazia claro.
a finalidade é o desenvolver da percepção da vontade, do Espírito e do corpo.

Na brincadeira 02:

utiliza-se uma caixa de papelão média, coberta com papel colorido(tipo aquelas cxs de mágico: chamativas, coloridas) e dentro da cx se coloca diversos objetos: bola, cola, massinha, papel, prato, copo, flor, etc.. primeiros se fez ouvir apenas o barulho do que tinha dentro da caixa; depois tapa-se os olhos e pede à criança que vá tentando adivinhar o que tem dentro da cx; isso de boca fechada com um pedaço de pano, depois sem o pano...e enquanto vamos brincado de adivinhe o que é? vamos conversando sobre a importância de cada um dos sentidos e de se cuidar bem de nosso corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário