quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O ESPÍRITA E O NATAL

NASCIMENTO DE JESUS

INTRODUÇÃO:

Perguntar as crianças:

1- Onde nascem os bebês?
2- Você sabe onde nasceu?

Aguardar as respostas,esclarecendo sobre o nascimento de cada um. Dizer que irá narrar um nascimento diferente ocorrido há muitos anos atrás.

DESENVOLVIMENTO

Contar a história: "Jesus- menino" de Vera Verônica N. Cavalcante

Pedir às crianças que comentem o que mais lhes agradou.

Indagar:

Porque Jesus nasceu na manjedoura?

Ouvir as respostas, dando os esclarecimentos necessários, isto é,dizendo que Jesus veio ao mundo para nós exemplificar a humildade, o perdão e o amor sem limites.

JESUS - MENINO

Teresa tinha nove anos.Muito estudiosa,adorava a leitura e fazia longas viagens imaginárias com os personagens dos livros que amava.
Dona Felícia era uma professora aposentada vizinha da menina.Gostava muito dela pois a conhecia desde que nasceu.Teresa a visitava constantemente.Sabem por que?
Porque dona Felícia era uma excelente contadora de histórias, e a menina ficava um tempo imenso ouvindo-a,sem sentir as horas passarem.
Um belo dia,quando Teresa chegou,ouviu da amiga o seguinte:
- Querida,hoje vou contar uma história diferente. De alguém que mudou o destino da Humanidade marcando o tempo em antes e depois dele.
A menina logo sentou-se na poltrona favorita,esperando. Dona Felícia começou:
- Faz mais de dois mil anos; mas parece que foi hoje, tão vivas são ainda para os homens as lições que Ele deixou.
Era uma bela noite o céu estava "cheinho" de estrelas. Uma criança acabara de nascer...Bela entre as mais belas... Onde estava ela? Por certo, num berço de rendas... não: repousava numa manjedoura em uma cama forrada de folhas, na cidadezinha de Belém da Judéia. Junto ao berço,apenas animais e humildes pastores de ovelhas. Era Jesus que chegava à Terra, dando o exemplo, desde esse momento, de uma humildade sem igual.
Os pais de Jesus, Maria e José,estavam muito felizes.Vieram de longe para adorá-lo, os três reis magos,porque eles, eram sábios, tinham certeza que ali estava o Salvador, o Messias Divino.
O Rei da Judéia, Herodes, também ouviu falar em Jesus. Consultou os adivinhos da corte e eles confirmaram que era o Messias esperado que havia chegado. Herodes, com medo de perder o trono, fez uma coisa que demonstrava uma crueldade sem limites: mandou matar a fio de espada todas as criancinhas com até dois anos de idade. E Jesus? Para Ele não havia mais perigo. Na véspera do morticínio,José seu pai, teve um sonho em que um anjo lhe aparecia dizendo:
- Toma da mãe e da criança e leve-as para o egito.
José não pensou duas vezes. Colocou Maria num burrinho com o menino no colo, e partiram, antes que acontecesse aquele horror.
A família ficou alguns anos no Egito até que José sonhou novamente com o anjo,que lhe ordenava que voltasse à Terra de Israel, pois Herodes já havia morrido. José então, voltou, estabelecendo-se em Nazaré.
O que mais sabemos de Jesus menino?
Que aprendera os segredos da carpintaria com seu pai, que era uma criança muito bonita fisicamente, mas sobretudo, bonita por dentro, pois tinha todas as virtudes que se possa enumerar. Embora de temperamento alegre, às vezes se punha a meditar, afastando-se do convívio de todos, o que causava certa preocupação a seus pais.
Uma vez,quando Ele tinha doze anos por ocasião da festa da Páscoa,so foi encontrado pelos pais após três dias entre os doutores da lei,que estavam surpreendidos com a sua sabedoria,ao falar das Sagradas Escrituras.Na ocasião disse a seus pais:
- Estou a serviço de meu Pai que está nos céus.
Este era Jesus- menino.

ATIVIDADES

Quando Jesus nasceu, não existiam os meios de comunicação, como rádio, televisão e jornal.
Se o nascimento de Jesus acontecesse agora, como a notícia seria dada?

COMPLETE:

(A CRIANÇA VAI ESCREVER A NOTÍCIA
DENTRO DO JORNAL)

Marque a coluna certa:

1- Jesus nasceu em:

a) um quarto
b) uma estrebaria
c) um palácio


2- Seus pais foram:

a) Isabel e Pedro
b) Salomé e Tadeu
c) Maria e José

3- A cidade onde Jesus nasceu chama-se:

a) Belém
b) Jerusalém
c) Nazaré

4- Jesus viveu até os:

a) 50 anos
b) 33 anos
c) 27anos

5- Os primeiros a receberem a notícia do nascimento de Jesus foram:

a) os pastores
b) os reis
c) os anjos

6- A profissão de Jesus era:

a) sapateiro
b) agricultor
c) carpinteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário