terça-feira, 31 de agosto de 2010

ESPIRITO E MATERIA


Mostrar um balão murcho, com os olhos, nariz e boca desenhada, representando um boneco.

Perguntar se é possível brincar com ele murcho e o que é preciso fazer para que possamos brincar com ele? Encher o balão de ar.

Nós vemos o ar que está no balão?

E nosso corpo físico precisa de que para poder andar, falar, pular e etc...? Do Espírito.

Há dois elementos Gerais do universo: matéria e espírito, e acima de tudo está Deus, o criador de todas as coisas, ou seja, Deus é o princípio de tudo o que existe no Universo.

Eu sou um Espírito imortal, filho de Deus que é Eterno.

Deus me deu um corpo, para que eu possa aprender enquanto estiver na Terra.

Eu (Espírito) preciso de um corpo para viver na Terra.

E é através do corpo que o Espírito age sobre a matéria.

Existe matéria e Espírito; eu sou um Espírito e o meu corpo é matéria.

Pedir para eles, pularem,correr, etc.



Matéria podemos sentir e pegar : lápis, cadeira, parede, corpo humano, etc.

Dar alguns objetos para eles pegarem.

Coisas imateriais que não podemos ver e pegar: sentimentos, pensamentos, idéias e o Espírito.

Por uma musica para eles ouvirem.

Podemos observar como a matéria ajuda o Espírito, é seu instrumento de evolução.

Terminar dando um balão murcho para cada criança encher e fazer o seu desenho( com os olhos, nariz e boca desenhada, representando um boneco).

Foi muito bom, ficou bem claro que a bexiga representava o corpo(matéria) e o ar o Espírito.

Prece final.

Criança de 04 a 08 anos




4 comentários:

  1. Gostei muito da ideia do balão! E toda a explicação do plano de aula está muito boa - sucinta, objetiva e bem explicativa! Muito obrigada e parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
  2. Excelente ideia! Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  3. Excelente ideia, gratidão por compartilhar!!!

    ResponderExcluir