quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ALLAN KARDEC E O PENTATEUCO


Resultado de imagem para PENTATEUCO ESPIRITA

OBJETIVO: Apresentar Allan Kardec como Codificador da Terceira Revelação e o Pentatêuco como um conjunto de obras que contém os fundamentos desta revelação.

- Perguntar se já ouviram falar de um francês, já desencarnado, chamado Allan kardec.

- Ouvir as respostas. Explicar que Allan Kardec é o CODIFICADOR da Doutrina Espírita, ou seja, ele organizou/selecionou perguntas a serem feitas aos Espíritos. Analisou as respostas, e colocou tudo isto em 5 livros.
- O nome de Allan Kardec ( pseudônimo) era Hipollite Leon Denizard Rivail.
- Estes cinco livros formam o que chamamos de PENTATEUCO ESPÍRITA.
- Falar das características de cada livro:
a) um fala da religião - O Evangelho Segundo o Espiritismo, 1864
b) outro fala da ciência - A Gênese, 1868
c) outro fala da vida depois da morte - O Céu e o Inferno, 1865
d) outro da comunicação com os espíritos - O Livro dos Médiuns, 1861
e) outro fala de tudo isto - O Livro dos Espíritos, 1857

- ATIVIDADE I: Vamos confeccionar os livros do Pentateuco ?

- Pode ser feito um conjunto para toda a turma, ou um conjunto para cada criança.
- Levar 5 pedaços de cartolina cortados num formato retangular de tamanho de papel A4- Levar canetinhas, barbante, folhas de papel A4.
- Etapa 1: confeccionar as capas dos 5 livros, solicitando as crianças que escrevam o título e o ano na capa de cada um deles, fazer dois furos.
- Enquanto confeccionam as capas, conversar com as crianças sobre cada livro, a importância deles para a humanidade, que Jesus disse que nos enviaria o Consolador Prometido – conceitos que estão nos livros.

Allan Kardec e o Pentateuco (continuação)

OBJETIVO: Apresentar Allan Kardec como Codificador da Terceira Revelação e o Pentatêuco como um conjunto de obras que contém os fundamentos desta revelação.

- Continuação da ATIVIDADE I da aula anterior.

- Etapa 2: confeccionar algumas folhas que farão parte dos livros, em uam das folhas as crianças deverão colocar um pedaço de texto que está no livro correspondente. Uma
outra folha pode conter um desenho, feito pelas crianças, que reflita o conteúdo daquele livro, ou alguma figura bonita para ilustrá-lo.
- Quando os livros estiverem prontos, fazer um relaxamento, imaginando que estão no espaço, indo em direção ao sol, uma luz muito forte, chegam no sol, se sentem aquecidos e agradecem a Deus pelo conhecimento que temos da vida, agradecem a Allan Kardec por ter nos ajudado com estes livros. Retornam e fazem a prece.
- As crianças poderão levar o Pentateuco para casa (se várias cópias foram confeccionadas), para darem a alguém da família que elas achem que precisa ou deve ler o Pentateuco. Uma cópia deverá permanecer na evangelização, pois será utilizada na próxima aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário