segunda-feira, 1 de agosto de 2011

JOÃO BATISTA - O PRECURSOR

Resultado de imagem para pelos caminhos da evangelização - joão batista - o precursor


Objetivo:
Conhecer um pouco da história de vida da pessoa que batizou Jesus.
Motivação Inicial:As crianças vão brincar de forca com as seguintes palavras:
ORDEM
PACIÊNCIA
RENÚNCIA
ESPERANÇA
CARIDADE
UTIL
RESIGNAÇÃO
SACRIFICIO
OBEDIÊNCIA
RAZÃO

Após descobrirem as palavras, vamos deixar somente a primeira letra de cada palavra desse modo surgirá a palavra: PRECURSOR
Verificar com as crianças o que entendem por esta palavra.
Desenvolvimento:
Será contada para as crianças a história que segue abaixo:

“No tempo em que a palestina era governada por Herodes, havia nas montanhas da Judéia, um homem chamado Zacarias. Ele era casado e sua esposa se chamava Isabel. Ambos eram muitos bons, seguiam os ensinamentos de Moises e aguardavam a vinda do Messias prometido aos judeus. Já eram velhos e não tinham filhos.
Os sacerdotes tinham obrigação de, durante um determinado tempo, prestar serviços no templo de Jerusalém.
Chegou a vez de Zacarias prestar serviços a ele, e partiu de sua casa para Jerusalém.
No templo havia um serviço que era julgado muito importante, e poucas pessoas tinham a permissão de fazer: entrar na parte sagrada do templo e queimar incenso.
Zacarias foi escolhido para fazer este trabalho.
Incenso é uma planta que quando queimada, desprende uma fumaça que tem cheiro característico.
Zacarias, vestido com sua roupa de sacerdote , penetrou na parte sagrada, dirigiu se até o altar onde existia carvão em brasa, e espalhou essas brasas sobre o incenso, enquanto o povo orava la fora.
Mas o importante é que Zacarias nas apenas vestia a roupa de sacerdote, era também um homem bom , seguidor dos mandamentos de Deus.. Por essa razão Deus lhe enviou um mensageiro.
Quando ele estava diante do altar queimando incenso, sentiu que sê lhe aproximou um mensageiro do senhor, um espírito de elevada categoria. A princípio Zacarias se assustou, pois não esperava aquela visita. Mas o espírito disse ‘’ Não tenha medo, Zacarias eu sou Gabriel. Deus me enviou para te dizer que ele ouviu tuas preces, e que tua mulher Isabel terá um filho que devera receber o nome de João’’
Enquanto Zacarias ouvia admirado, Gabriel lhe dizia que o nascimento daquela criança lhe traria muita alegria, porque ele seria o mensageiro que ira anunciar a vinda de Messias.
Mas Zacarias, ouvindo aquilo, começou a duvidar. Era bom demais . Será que Deus tinha ouvido suas preces, mandando lhe agora um filho , e logo um filho com a tarefa tão importante como a de anunciar aos homens a chegada do Messias? Por isso perguntou a Gabriel: --Mas eu e minha esposa já somos tão velhos e nunca tivemos filhos. Será que agora Deus vai mandar o filho que nos esperávamos tanto?
como prova de que lhe estou falando a verdade, disse o mensageiro, ficaras mudo ate o nascimento do teu filho.
O povo que esperava fora estava estranhando a demora de Zacarias, que estava na parte sagrada , mais do que era costume, e quando ele saiu compreenderam que alguma coisa havia acontecido. Zacarias fazia gestos tentando explicar mas ninguém entendia.
Passado algum tempo, as coisas que Gabriel disse passaram a acontecer. Assim na casa de Isabel e Zacarias nasceu um menino lindo; os parentes e vizinhos, logo que viram disseram que o nenê deveria chamar-se Zacarias como o pai. Mas Isabel disse que não; seu filho teria o nome de João. Todos estranharam, pois na família ninguém se chamava assim, e era costume colocar o nome dos pais ou de um parente.O nome do menino será João.
Todos se admiraram, e mais ainda ficaram, quando Zacarias começou a falar novamente como Gabriel havia dito; e Zacarias agradecia a Deus, pela confiança que lhe dava.
Os vizinhos, ao saberem, começaram a comentar uns com os outros e perguntavam: “Quem será este menino, para que seu nascimento esteja cercado de tais acontecimentos? Que fará quando crescer?
Vocês sabem o que ele deveria fazer quando crescesse? Sim, ele deveria anunciar a vinda de Jesus à Terra. E foi justamente isso que fez.
Usando uma roupa de pele de carneiro, João não só anunciava a próxima chegada de Jesus, como também preparava o coração dos homens para receber os ensinamentos do Mestre.
De que maneira João fazia isso? Ensinando aos homens a se tornarem melhores, lembrando-lhes seus erros, dizendo-lhes evitar esses erros. E João Batizava, derramando água sobre as pessoas. Ele queria que todos compreendessem que, daquele dia em diante, deveriam viver de maneira diferente; deveriam procurar fazer o Bem e evitar o Mal.
Certo dia, quando João pregava ao povo, às margens do rio Jordão, aproximou-se dele um homem de cabelos a nazarena, com um terno e doce olhar. João reconheceu nele o Messias prometido. E Jesus, dando mais uma maravilhosa prova de humildade, se deixou batizar por João nas águas do rio Jordão.

Em seguida as crianças vão assistir um filminho de aproximadamente 20 min, mostrando os fatos acima mencionados. (Terá pipoca e refrigerante para acompanhar a sessão cineminha).

JOGO DA MEMÓRIA
com as figuras de Jesus,Maria,José,Zacarias e Isabel









EVANGELIZADORAS: ANDREA-MONICA-SANDRA
I CICLO
EVANGELIZAÇÃO INFANTIL BEZERRA DE MENEZES





Nenhum comentário:

Postar um comentário