quinta-feira, 1 de março de 2012

PROTEÇÃO ESPIRITUAL

 ATIVIDADE INTRODUTÓRIA
Apresentar (flanelogravura A) e perguntar:
O que poderá acontecer se esta criança continuar andando descalça?
O que ela deve fazer para proteger os pés?
Ouvir as respostas e,em seguida,sobrepor o sapato (flanelogravura b) no pé
descalço.Dizer que os sapatos servem como proteção para os pés,com
eles, evitamos ferimentos e algumas doenças adquiridas pelos pés em
contato com o chão

Resultado de imagem para PELOS CAMINHOS DA EVANGELIZAÇÃO - PROTEÇÃO ESPIRITUAL

ATIVIDADE REFLEXIVA
Dialogar sobre coisas que podem utilizar para a nossa proteção como, por exemplo

O casaco para proteger do frio.
O guarda-chuva como proteção para a chuva.

Explicar que irão conhecer outro tipo de proteção muito importante na historia que será contada.

Dramatizar-"A Proteção de Deus",usando o flanelogravuras.


Dialogar a partir da dramatização .
Quem protege a Nina quando ela está sozinha?
Como Deus cuida de nós?
Como podemos falar com Deus?
Nós podemos ajudar Deus a proteger nossa família? Como.
Concluir que nós devemos ter o cuidado de evitar perigos.Assim estamos colaborando para receber a proteção de Deus(dar exemplos do cotidiano da criança).

ATIVIDADE CRIATIVA
Separe as crianças em 3 grupos. Pedir que,através de expressão corporal cada grupo demonstre uma das seguintes ações:
-A proteção de um animal para com o filhote.
-A proteção de um irmão mais velho para um irmão mais novo.
-A proteção de um "amigo invisivel".

A PROTEÇÃO DE DEUS
NARRADOR :Era uma linda manhã de domingo.D.Adelaide e Nina estavam conversando na pracinha.(flanel. 1 e 2).
Nina: - Mamãe! Olhe só quantos patos!(flanel.3 e 4).
D.Adelaide: -Estou vendo! E acho que pertencem a uma mesma família.
Narrador: Os patinhos foram na direção da mãezinha(flanel.5)que estava de asas abertas para recebê-los(aproximar os patinhos).
Nina:- Por que eles estão querendo ficar debaixo das asas da mamãe pata?
D.Adelaide:- Eles estão querendo proteção.
Nina: -Os patinhos têm a mamãe pata.Eu e o meu irmão temos você e o papai para nos protegerem!
D.Adelaide: - Isso mesmo!(um dos patinhos se afasta da família).
Nina: -O patinho está indo para longe da mãe Vai ficar sem proteção dela.
D.Adelaide -Neste lugar não há perigo porque muitos protegem o patinho:as crianças,o jardineiro,o guarda da pracinha...
Nina: -E eu,só tenho você e papai para me protegerem?
D.Adelaide:- Nina, você tem a proteção de DEUS!Ele é nosso Pai.Todos os dias não
conversamos com Ele na prece que fazemos em casa?
Nina:-É mesmo!E como Deus cuida de nós?
D.Adelaide:-Ele manda amigos bondosos que nos protegem. Nós não podemos ver,mas eles nos ajudam de muitas formas.
Narrador:Novamente o patinho chamou a atenção de Nina.Ela viu o momento em que o pequenino abocanhou um pedacinho de pão caído no chão(prender um pedacinho de pão no bico do patinho).
Nina:- Mamãe,acho que Deus esqueceu de me proteger semana passada quando a minha barriguinha doeu!
D.Adelaide:-Deus esqueceu de você ou você é que não deveria comer todos aqueles doces?
Nina: É mesmo(envergonhada).
Narrador:O patinho se afasta mais. De repente, caiu em um buraco. O patinho não conseguiu sair!
Patinho: Quá!Quá!Quá!(grita desesperado o patinho).(Nina aproxima-se e,com muito cuidado, tira o patinho do buraco, colocando-o junto à família.Os outros patinhos ficam em volta do irmãozinho).
D.Adelaide:-Você agora foi a protetora desse patinho.
Nina: -Quando cuido do meu irmão, também estou ajudando Deus na proteção da família?
D.Adelaide: - Isso mesmo! A prece e o amor são importantes no lar.Agora veja:D.Pata está voltando para o ninho com os patinhos(movimentar as flanelogravuras).Acho que está na nossa hora também. Vamos para casa?
Nina: - Sim ,mamãe!Hoje aprendi muito sobre a proteção de Deus. E vocês,também?(perguntar à platéia).





Resultado de imagem para PELOS CAMINHOS DA EVANGELIZAÇÃO - PROTEÇÃO ESPIRITUAL

Resultado de imagem para PELOS CAMINHOS DA EVANGELIZAÇÃO - PROTEÇÃO ESPIRITUAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário