sábado, 19 de outubro de 2013

PREPARE O SEU CORAÇÃO PARA A NOVA ERA

PARÁBOLA DO JOIO E DO TRIGO 

Objetivos: levar a criança a observar:

Observar o mundo que nos rodeia e, concluindo que existe o bem e o mal, entender a necessidade de vigilância, bem como sentir compaixão pelos que erram;

Identificar que esta situação é transitória e dia chegará em que a Terra será um Mundo de Regeneração.

PREVISÃO DE MATERIAL: gravura de um trigal.

TÉCNICA UTILIZADA: exposição dialogada e discussão circular.

ATIVIDADES INICIAIS:

Incentivo inicial: mostrar a gravura do trigal e comentar sobre a natureza:

Resultado de imagem para PELOS CAMINHOS DA EVANGELIZAÇÃO - LEMBRANCINHAS


A natureza é obra de Deus, é uma escola onde a cada instante, nos encantamos com a beleza da criação ou recebemos sábias lições.
Jesus, como bom Mestre dessa escola que Deus nos deu, levou-nos todos nós, seus alunos, a colher ensinos aqui,ali e acolá.


Resultado de imagem para pelos caminhos da evangelização - Lembram-se de como falou o Senhor sobre as aves, os lírios, as montanhas, o sol, a chuva, as plantas...? A semente, então, foi muito usada pelo bom amigo para que com esse pequenino grão aprendêssemos grandes verdades.

Resultado de imagem para pelos caminhos da evangelização - Lembram-se de como falou o Senhor sobre as aves, os lírios, as montanhas, o sol, a chuva, as plantas...? A semente, então, foi muito usada pelo bom amigo para que com esse pequenino grão aprendêssemos grandes verdades.

Lembram-se de como falou o Senhor sobre as aves, os lírios, as montanhas, o sol, a chuva, as plantas...?
A semente, então, foi muito usada pelo bom amigo para que com esse pequenino grão aprendêssemos grandes verdades.

Resultado de imagem para PELOS CAMINHOS DA EVANGELIZAÇÃO - PREPARE O SEU CORAÇÃO PARA A NOVA ERA

Resultado de imagem para PELOS CAMINHOS DA EVANGELIZAÇÃO - PREPARE O SEU CORAÇÃO PARA A NOVA ERA




Hoje, vamos relembrar com admiração uma dessas verdades ensinadas por Jesus. Ele relatou uma história, uma parábola, sobre semeadura e plantações que o Evangelho chamou de 
“Parábola do joio e do Trigo”.


Resultado de imagem para PELOS CAMINHOS DA EVANGELIZAÇÃO - PREPARE O SEU CORAÇÃO PARA A NOVA ERA

Antes de contar-lhes essa história de Jesus, é bom recordarmos que o trigo e o joio são plantas que, enquanto novas, quase não se distinguem uma da outra, mas depois de crescidas, não se confundem mais, pois se diferenciam pelos frutos que dão.

O trigo, como sabemos, serve-nos de alimento, mas o joio pode até envenenar-nos

                                                   VAMOS A HISTÓRIA!!!

                                         PARÁBOLA DO JOIO E DO TRIGO



Um dia Jesus contou para a multidão que o ouvia a parábola do joio.



"Certo homem semeou boa semente de trigo no seu campo.Porém, à noite, enquanto dormia, veio o inimigo e semeou joio no meio da plantação.Quando o trigo cresceu, o joio também cresceu.Os empregados foram contar ao patrão e se ofereceram para arrancar o joio e deixar somente o trigo.


 
Mas o dono disse: Não façam isso.Se vocês arrancarem o joio,podem acabar arrancando algum trigo também;deixem que cresçam juntos e quando chegar a época da colheita, os ceifeiros ajuntarão primeiro o joio e o queimarão,o trigo será recolhido ao celeiro."


E assim foi feito. O joio foi juntado e queimado; mas o trigo, guardado no celeiro.


Como vocês sabem, muita coisa ensinada por Jesus não era entendida por aqueles que não queriam aprender. Mas os discípulos do nosso querido Mestre, apesar de não serem homens de grande instrução tinham interesse em saber tudo o que Jesus ensinava. Por isso, Jesus, em particular, lhes dava novas explicações de seu Evangelho.
Quando Jesus despediu a multidão que o seguia, foi para casa, e seus companheiros lhe pediram:


- Explique-nos a Parábola do Joio.


O Homem que semeou a boa semente é  JESUS.

As terras da plantação são este mundo em que nós vivemos.


As sementes de trigo são as pessoas que ouvem o Evangelho e se esforçam por praticá-lo.


As sementes de joio são as pessoas que não se esforçam por vencer suas más tendências, suas maldades e só vivem nos erros, prejudicando a uns e a outros.


O Inimigo do Semeador é todo aquele que luta contra o bem, que ensina o mal, que quer destruir a obra de amor dos que seguem a Jesus.

A época da colheita é a época em que o nosso mundo, o planeta Terra, vai deixar de ser um mundo de expiação e de provas para ser um mundo de Regeneração em que os homens que o habitarem se esforçarão sempre por viver em paz e amor, até “resplandecerem como o sol” isto é, se tornarem espíritos de luz.


Os ceifeiros, isto é, os encarregados da colheita, são os espíritos de luz, mensageiros de Jesus, que têm a tarefa de transmitir-nos os ensinos do Mestre e guiar-nos para a implantação do Reino de Deus na Terra.


A separação entre o joio e o trigo se dará com a saída da Terra de espíritos que não querem seguir os ensinamentos do Evangelho. Irão eles para mundos inferiores até que, pelo próprio esforço venham a ser bons.

O trigo e o joio crescem juntos porque há necessidade de o homem bom provar a sua bondade e de o homem mau aprender a ser bom.







Resultado de imagem para pelos caminhos da evangelização - A partir da Parábola do Joio confeccionar um Jornal Mural com o tema:  "O HOMEM PODE TRANSFORMAR O MUNDO EM QUE VIVE".



A partir da Parábola do Joio confeccionar um Jornal Mural com o tema:

"O HOMEM PODE TRANSFORMAR O MUNDO EM QUE VIVE".



Nenhum comentário:

Postar um comentário