terça-feira, 27 de setembro de 2016

A CASA ESPÍRITA

Resultado de imagem para casa espirita


Base Doutrinária: Evangelho Segundo o Espiritismo Cap.V, item 27; Garimpeiros do Além ( Bezerra de Menezes)
Objetivos:
  • Conscientizar as crianças da importância dos trabalhos assistências como maneira de praticarmos os conhecimentos recebidos dentro da evangelização.
  • Despertar na criança o interesse da educação espírita para agir de acordo com os ensinos de Jesus diante das situações de nossas vidas. Entender as 4 maneiras de reconhecer o Centro Espírita: Escola, Lar, Hospital e Oficina, como recurso para buscarmos sempre que necessário a nossa paz e evolução espiritual.
Atividades iniciais:
  1. Canto
  2. Prece inicial
  3. Introdução ao tema: Iniciar uma conversação / diálogo com as crianças sobre o cego.
    • Sua vida é fácil?
    • Ele sofre preconceito?
    • Pode estudar ? Onde?
    • Qual o método que se usa para que uma pessoa cega aprenda a ler e escrever?
    • Como ele se locomove?
    • Pode levar uma vida normal?

  4. Desenvolvimento do tema. Comparar nossa vida espiritual à vida de um cego
Apesar de enxergarmos com os “olhos”, às vezes somos considerados cegos, pois não entendemos o que vemos à nossa volta ( sofrimento, separação, faltas materiais, violência, etc).
Às vezes sofremos preconceitos de pessoas mais evoluídas intelectualmente.
Mas nós podemos deixar de sermos cegos. È só querermos. Por isso há a Casa Espírita, ou Centro Espírita; 
A casa Espírita é uma escola (palestra e grupo de estudo, entre eles, a Evangelização para encarnados e desencarnados), um lar, pois nos dá amor e carinho , nos oferece alimento e agasalho espiritual, um hospital de almas (passe, desobesessão, atendimento fraterno) e uma oficina (um local de trabalho voluntário a favor dos outros e de si mesmo). A Doutrina Espírita tem o objetivo de esclarecer e consolar, com base na Doutrina codificada por Allan Kardec..

· Resumindo: casa Espírita é um  grupo de pessoas, que estudam e acreditam na Doutrina Espírita, que se reúnem para trabalhar, para aprender e divulgar o Espiritismo e os ensinamentos do Mestre Jesus

·Quem trabalha no Grupo Espírita?  Trabalhadores voluntários que estudam a Doutrina Espírita. Não é um trabalho remunerado, ninguém ganha dinheiro ou salário para ser Presidente, Diretor ou Trabalhador. Também não se ganha dinheiro para dar aula de Evangelização. As crianças e os jovens podem e devem participar como trabalhadores voluntários do Centro Espírita, desde que autorizados por seus pais ou responsáveis.
·         Dentre os trabalhos desenvolvidos num Centro Espírita, destaca-se a Evangelização e dentre da Evangelização, temos a Evangelização Infantil.. O Mestre sempre demonstrou que o conhecimento religioso deve ser usado nas nossas ações diárias, ou seja, na prática da nossa vida. Por isso , damos tanta importância ao estudo que começa na idade infantil. Essa oportunidade de estudo é a ajuda mais importante que os centros Espíritas oferecem a todos.O centro espírita é uma escola de iluminação espiritual. Uma escola diferente das outras que conhecemos. Nela, as crianças estudam o Espiritismo e as lições de Jesus nos ensinou. Para isso, temos um programa, desenvolvido em reuniões semanais.Nas escolas convencionais, estuda-se ciência, matemática, geografia e outras matérias mais, Nela, temos férias, mas na Escola de Evangelização não há necessidade porque estamos tratando de uma atividade religiosa e religião é prática constante. E Escola de Evangelização nos leva à compreensão da própria vida, orientando-nos como viver em paz conosco, com nosso próximo e com a própria vida. É uma escola de aperfeiçoamento moral e mesmo quem ensina, está aprendendo.
·A pessoa que teve a felicidade de conhecer o Evangelho de Jesus, explicado à  luz da Doutrina Espírita, desde criança, é uma pessoa que caminha segura no mundo, pois aprendeu os valores da fé, do bem e da paz. E além disso aprendemos que podemos contar com as bênçãos de Deus e de Jesus, através da presença de benfeitores espirituais que nos amparam sempre, desde é claro, que queiramos.

  1. Atividades finais:
Fixação:

Complete de acordo com o que você entendeu:

 a) Uma Casa Espírita é ...............................................................................................
 b) O nome de nossa Casa é .............................................................................................
 c) Não se recebe ............................. para se fazer um trabalho voluntário.
 d) Na Evangelização infantil as crianças estuda ..............................................................
 e) Não há .................... na Escola de Evangelização, porque  ........................ é prática

 Entregar às crianças um grande coração, para que eles desenhem o Centro Espírita e as pessoas que dele participam. Na parte da frente do coração poderá ter uma frase, exemplo: "O Centro Espírita é uma escola, um local de amor".


OBS:
Durante a conversa, passar o conceito de hospital e dizer que o passe ajuda tanto na cura espiritual como na cura do corpo físico.
* Explicar cada trabalho realizado no CE. Enfatizar que a Evangelização infantil, é um comprometimento tanto das evangelizadoras quanto das crianças.
* Falar do centro como um templo onde buscamos a paz espiritual.
* Relatar alguns dos trabalhos mais importantes que acontecem dentro do centro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário