terça-feira, 25 de outubro de 2016

"Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo"

Resultado de imagem para que brilhe a vossa luz

A apresentação abaixo segue esta linha: a passagem evangélica que é o tema do encontro, tópicos com ideias gerais sobre o tema, a dinâmica da aula.

Passagem evangélica:
"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus."
(Mateus, 5: 13-16)


Tópicos:

- Sal insípido e luz escondida: aqueles que se afastam das verdades divinas, não procurando crescer em espírito, seguir seu destino de filho do Criador.
- Os discípulos de Jesus são a luz do mundo e o sal da terra, contribuindo para que essa iluminação e esse tempero, essa contribuição para a fertilidade e bonanças se façam presentes no mundo.
- Sal: dá sabor, protege os alimentos da putrefação, confere fertilidade o terreno.
Dá novo aspecto à vida, assim como o conhecimento da mensagem cristã.
Conhecimento nos protege, nos auxilia a ler melhor a realidade.
- A importância no equilíbrio na hora de "salgar": cuidar do modo como compartilhamos.
- Luz: necessária à vida. Iluminar todos que estão em casa: ampliar a visão para caminhar e usufruir do que há no caminho.
- A vida sem espiritualidade é insípida: para vencer essa condição insuportável, muitas vezes procuramos o "sal" no lugar errado. É preciso considerar o verdadeiro remédio para nossos problemas.
- Se o sal não salgar: se o conhecimento não servir à transformação e não for compartilhado não presta, ou seja, não é útil ao que se destina.
- Eu divino: potencial para alcançarmos as bem-aventuranças. Centelha divina em nós.
- Somos iluminados e depois podemos iluminar.
- O chamado é claro, sia dentro de nós. Precisamos deixar isso que é grande se expandir ainda mais, edificar a cidade sobre o monte: elevação.
- Não se deve esconder o bem que já possuímos. Colocar a candeia sobre o velador: elevar nossas ações e sentimentos, deixar que iluminem ao redor.
- A casa de Deus é o universo: devemos expandir nossa luz a todos na casa.
- Seremos reconhecidos por nossas ações.

Aula:

- Os alunos estarão em círculo, no centro estarão fichas com sentimentos/qualidades diversos/as, "positivos" e "negativos" (entre aspas, pois o que define uma coisa e outra é o nosso julgamento, já que o que sentimos não é bom ou mau em si). Ex.: Amor, esforço, orgulho, vaidade, alegria, egoísmo, honestidade, tranquilidade, inveja, carinho...
Pedir que escolham dois entre eles e conversaremos. Cada um compartilhará um momento, uma situação em que aquele sentimento está/já esteve presente. Se for algo "positivo", dizer quando faz uso daquele sentimento ou quando ele fica presente. Se for algo "negativo", compartilhar quando aparece, como se sente quando ele está presente.

- Ouvir depoimentos e depois discutir em roda sobre a necessidade do exercício das tendências que contribuem para nosso crescimento e da superação daquelas que nos estagnam ou atrapalham na jornada evolutiva.
- Trabalhar a passagem evangélica, elucidando as metáforas presentes no texto (tópicos acima).

- Teremos algumas questões, os alunos as escolherão de maneira aleatória e responderão escrevendo em uma folha de papel:

Tenho me esforçado para ser como o sal, que dá sabor e conserva? Como tenho lidado com os conhecimentos que adquiro?

O meu conhecimento espiritual tem gerado mudanças no meu modo de pensar, agir, falar? Quais?

Assim como o sal preserva os alimentos, como o conhecimento cristão pode me preservar?

Como ser luz no dia a dia?

Tenho iluminado ao meu redor? Como?

Eu acendo ou escondo a minha luz?

O que preciso modificar internamente para iluminar a mim e aos outros?

- Discutir as respostas, ampliando a reflexão sobre a passagem evangélica partindo para a experiência pessoal dos adolescentes.

- Entregar uma lembrancinha com a passagem evangélica escrita.


Esta é só uma das infinitas possibilidades de gerar reflexões sobre esta passagem. Exercite-se a partir do que está aqui, faça leituras, aprofunde o tema, abra seu canal de inspiração.
Faça bom uso dessas ideias iniciais e adapte como achar melhor para o contexto em que for aplicar os ensinamentos do Cristo!
Se depois quiser compartilhar conosco suas adaptações, será muito bom. Assim enriquecemos ainda mais nosso conhecimento!
 
 do blog - Que Brilhe a Vossa  Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário