sábado, 7 de janeiro de 2017

APRENDENDO A PERDOAR



Pedir para que todos os evangelizandos façam uma roda, sentem, façam silêncio e fiquem atentos ao que será mostrado. Combinar com eles que enquanto a história for contada deverão ficar em seus lugares e que ao final poderão manusear as figuras que forem penduradas no varal.

Contar a história abaixo, que fala sobre perdão, utilizando o varal de histórias. 

Mariana e Carol eram grandes amigas. Um dia, Carol sem querer caiu em cima de um brinquedo de Mariana e o brinquedo quebrou. Carol pediu desculpa para a amiga, mas Mariana não a perdoou. A partir desse dia Mariana não quis conversar mais com Carol, e isso deixou Carol muito triste. Certo dia, Mariana estava chateada pois não tinha ninguém para brincar com ela e começou a se lembrar de Carol. Sentia saudade da amiga. Começou a pensar nos momentos felizes que elas tinham passado juntas, nas brincadeiras alegres e percebeu que não valia a pena perder uma amizade por causa de um brinquedo. Reconheceu que errou quando maltratou a amiga e perdoou Carol por ter quebrado seu brinquedo pois entendeu que Carol não fez aquilo por querer. No dia seguinte, bem cedinho, Mariana foi falar com Carol. Pediu desculpas pela atitude que tinha tomado naquele dia e convidou Carol para ser sua amiga novamente. Carol compreendeu a amiga e a perdoou. E assim Mariana aprendeu uma lição: que para ser feliz é preciso tratar os outros com o mesmo carinho e compreensão que desejava para si mesma. Ela também se lembrou de uma frase que falamos quando estamos fazendo a prece do Pai Nosso: “Perdoai as nossas ofensas assim como perdoamos a quem tem nos ofendido...” 

Perguntar para os evangelizandos se gostaram da história. Explicar que algumas vezes as pessoas fazem coisas que nos deixam tristes ou com raiva e que perdoar é desculpar essas atitudes. Quem perdoa os amigos vive em paz e feliz pois pratica um dos ensinamentos de Jesus.

Confeccionar junto com as crianças uma espécie de cartão, com papel sulfite, em formato de coração  Na primeira parte terá uma carinha triste e na segunda uma carinha alegre. Também será confeccionada uma chave  que ao final será pendurada no cartão utilizando um pedaço de barbante. Demonstrar que o coração está triste porque está magoado, mas quando se utiliza a chave do perdão o coração fica feliz.

Cada evangelizando enfeitará o seu cartão e a sua chave, que serão recortados com a ajuda das evangelizadoras, bem como prenderão a chave com o barbante no espaço entre os dois corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário