domingo, 28 de maio de 2017

CENTRO ESPIRITA


Todas as religiões têm seus templos, que recebem os nomes mais variados: igreja, mesquita, abadia, catedral, pagode, basílica, etc. Esses templos se destinam às orações, aos cultos, à prática de rituais, liturgias e à administração de sacramentos.
            O templo espírita, chamado de Centro Espírita ou Casa Espírita, difere muito dos outros templos, porque é uma casa com características muito peculiares.
            O Centro Espírita não é casa de Deus, no sentido de haver a necessidade de ali comparecermos para a oração e adoração a Deus. Podemos orar, servir e adorar a Deus em qualquer lugar, conforme ensinou Jesus quando disse que o que importa é adorar a Deus em espírito e em verdade, isso quer dizer que não há necessidade de irmos a um templo para nos encontrarmos com Deus.
            O Centro Espírita não é um templo destinado a solenidades ou ofícios religiosos, rituais ou liturgias, ou administração de sacramentos (tipo batizado, crisma, casamento, etc), uma vez que o Espiritismo, tendo vindo para reviver os ensinos e exemplos de Jesus, na sua pureza e simplicidade iniciais, não tem nenhuma dessas práticas.
           

 O Centro Espírita, pois, é uma casa onde aprendemos, através do estudo, a sentir a presença de Deus em todos os lugares.
            É uma verdadeira escola do Espírito, e também uma casa de trabalho com Jesus, onde se desenvolvem inúmeras tarefas, de natureza material e espiritual.
            O Centro Espírita é um posto de socorro para males físicos e espirituais, que propicia o auxílio a todos os espíritos: encarnados e desencarnados, através de, quando necessário, a água fluidificada, o passe e o trabalho de desobsessão (esse acontece sempre em reuniões específicas, chamadas de mediúnicas).
            O Centro Espírita que cumpre realmente suas finalidades é um posto avançado da espiritualidade maior na Terra. Por isso todos nós que participamos das atividades nele desenvolvidas devemos ter sempre em mente a responsabilidade que temos.
            O Centro Espírita, pois, é uma escola, onde não há mestres. Todos somos estudantes, todos somos alunos de Jesus. Os que sabem mais dividem com os outros, todos repartindo, uns com os outros, aquilo que sabemos, seja nas aulas de Educação Espírita Infanto-Juvenil, seja nas reuniões de estudos, ou em quaisquer grupos de estudos que existam nele.

(Adaptado de texto de aula da AME/JF)

Vocabulário
Abadia = Igreja paroquial que tinha um cura privativo
Basílica = Igreja principal
Mesquita = Templo Mulçumano
Pagode = Espécie de pavilhão que alguns povos asiáticos destinavam ao culto e adoração dos seus Deuses
Igreja = No sentido original , assembléia de pessoas, comício, assembléia dos cristãos em geral; no sentido moderno, edifício consagrado ao culto divino.
Peculiar = particular, privativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário