terça-feira, 25 de julho de 2017

A ALMA APÓS A MORTE

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA DO CANDELÁRIA – 31/10/2009.
 Tema da aula - A Alma Após a Morte – 3º. Ciclo da Infância.

Prece inicial:

1º. Momento:
Objetivo: Conscientizar a respeito do Desencarne, mostrando que a “Morte” e uma Lei Natural, poderemos comparar com o fenômeno da borboleta que saiu do “Casulo”.  É o libertar do espírito.


Somos corpo físico mortal e Espírito imortal:

Resultado de imagem para PELOS CAMINHOS DA EVANGELIZAÇÃO - a alma apos a morte

Resultado de imagem para Somos corpo físico mortal e Espírito imortal:
O nosso despertar no mundo espiritual acontecerá de acordo com a nossa evolução moral.
Ex.: se formos bons e fizermos nossos deveres, guardaremos boas lembranças seremos felizes e nos juntaremos com amigos iguais a nós. Se formos maus e deixar de fazer nossas obrigações ficaremos tristes e agoniados e juntaremos em lugares com espíritos infelizes iguais a nós. 

2º. Momento: Distribuir entre as crianças os seguintes questionamentos. (Podendo usar a dinâmica da batata-quente)
  1. O que não morre na composição do homem? (O Espírito que é imortal).
  2. O que é desencarne? (A morte do corpo).
  3. Como vamos despertar no plano espiritual? (Se dará de acordo com a nossa evolução moral, ou seja, nossa bondade ou maldade).
  4. Em que meios o Espírito pode viver? (ora na terra, ora no plano espiritual).
  5. Todos ficam iguais depois da morte? ( Não. Os bons têm boas lembranças e são felizes. Os maus têm más lembranças e sofrem).

Leitura do texto. A despedida   -   Atividades 1 e 2.
Prece final de agradecimento
         Ao sair de casa, Giovana lembrou que, embora tivesse 12 anos, ainda não havia enfrentado uma situação semelhante. Sua tia Guiomar desencarnara naquela madrugada e ela iria ao velório, afinal, sempre gostou muito da tia.

         Logo ao chegar, abraçou seu tio e primas, levando seu afeto e solidariedade. Depois fez uma prece pela tia, desejando que ela compreendesse o que aconteceu e pudesse ser auxiliada nessa nova etapa no Mundo Espiritual.

         Giovana é espírita e sabe que a tia poderia, em Espírito, estar acompanhando o velório, ainda um pouco perturbada. A menina lembrou de alguns bons momentos que passaram juntas, das conversas e dos conselhos que a tia lhe dera.

         A garota sabia que a situação do Espírito ao desencarnar depende das atitudes e pensamentos que teve durante a vida. Recordou então, as muitas vezes que viu a tia ajudar os outros, sem contar a ninguém e sem querer nada em troca. Se alguém dizia algo, logo ouvia: só faço a minha obrigação. Nunca ouviu a tia reclamar da vida, e sabia que ela tinha muita fé em Deus. Lembrou também de uma das frases preferidas de Guiomar: Tudo é aprendizado. Realmente, ela havia aprendido muitas coisas com a tia e agradecia a ela, em pensamento, naquele momento.

         Enquanto pensava, Giovana observou que algumas pessoas tinham um comportamento estranho: conversavam e riam alto, sem se importar com o sentimento dos familiares e do Espírito que desencarnava. Será que eles não sabiam que aquele devia ser um ambiente de respeito e oração? Parece que não, pensou a menina.

         Em seguida, uma de suas primas leu um trecho de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” e fez uma prece. Como era uma família espírita, não haveria um sacerdote a encomendar o corpo, pois a família entendia que o corpo que tinha servido de morada passageira para o Espírito é que tinha morrido e que Guiomar, em Espírito, continua viva no Mundo Espiritual, sempre unida pelos pensamentos aos entes queridos, seguindo sua caminhada evolutiva.

         Enquanto o corpo era enterrado, Giovana orava, silenciosamente, pela tia. Ela sabia que a separação não era definitiva. Haveria saudade, sim, mas um dia se reencontrariam, em Espírito, no Mundo Espiritual ou em futuras reencarnações.
Claudia Schmidt

 ATIVIDADE INDIVIDUAL Nº. 1

  1. Nascemos, crescemos e morremos para depois............................................. novamente.
  2. Desencarne é a ...........................do corpo físico.
  3. No Plano Espiritual iremos ...........................................................sentindo e sendo como éramos no plano físico.
  4. A morte é um processo ..................................... .
  

ATIVIDADE INDIVIDUAL Nº. 2

Complete 
  1. Nossos................. materiais não são levados para a vida espiritual.
  2. O espírito é ..............................
  3. .............................. os bons são felizes.
  4. Só o corpo físico........................ .
  5. Se formos ................................... despertaremos felizes no plano espiritual.
  6. O Perispírito é o .....................sutil do espírito.

 


                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário