segunda-feira, 5 de março de 2018

LEI DE SOCIEDADE


Várias dinâmicas de grupo podem ajudar os alunos a entenderem a lei de sociedade:
- primeiro faça os alunos formarem uma fileira, onde todos estarão sentados com as pernas juntas e lado a lado. Deverão passar uma laranja de um para outro sem auxílio das mãos e com as pernas juntas. Se a laranja cair, recomeça o trabalho todo.
Esta dinâmica ajuda a entender que na sociedade, um depende do outro para que tudo funcione corretamente. Há vários trabalhos a serem cumpridos: individual, de grupos restritos ou de toda a humanidade junta. São todos trabalhos duros, por isso precisamos da ajuda de todos e todos precisam de nós.Somos gregários por natureza. O isolamento entrava a boa ação. Juntos somos mais fortes e fazemos melhor. O heremita é egoísta, pois não há progresso sem que haja provas, assim também o enclausurado em monastérios. Como progredir sem dividir conhecimento? Ou sem ter contato com as paixões? Como saber se as vencemos se não somos testados?
- outra dinâmica é eleger um chefe que terá que dar uma ordem ao grupo somente por mímicas
neste caso devemos perceber como é difícil trabalhar sozinho, sem que ninguém entenda o que queremos. Trabalhamos ainda o voto de silêncio que muitas pessoas estipulam como se fosse progresso. A palavra nos foi dada como ferramenta do progresso. Devemos usá-las sabiamente.
Calar e não dividir nada com ninguém é avareza intelectual.
Falar em excesso é sinal de imaturidade, pois falamos sem pensar e nos comprometemos. o silêncio deve ser relativo, pois às vezes nos ajuda a meditar, mas não deve durar para sempre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário